Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

É comum, no mercado brasileiro, pensar que somente empresas de grande porte podem se beneficiar de uma área de pesquisa e desenvolvimento (P&D), no entanto, se pretendemos que nosso país, e as empresas que fazem parte deste cenário econômico, promovam um crescimento sustentável a longo prazo, é fundamental que os empreendimentos vislumbrem, e implementem, estratégias com investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, independente do setor, segmento ou porte em questão. O P&D é o coração de uma corporação e, diferente do consenso comum, deve existir em empresas de diferentes setores, como em uma escola, hospital ou, mais comum, em uma indústria. É de lá que surgem novas oportunidades em termos de produtos, serviços e negócios, na medida em que se observam o comportamento dos consumidores e clientes da marca. Além disso, é a partir da pesquisa, e análise, da concorrência mundial que surgem novas inovações tecnológicas ou de mercado.

Olhar 180º na Inovativa

Poucos sabem, mas a 3M iniciou seus negócios com a fabricação de lixas, a Nestlé com farinha láctea e a Procter&Gamble com velas e sabão. Como chegaram onde se encontram hoje? Através de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Em pouco tempo, será inconcebível uma empresa sem um P&D, pois a velocidade tecnológica, a sofisticação do consumo e a constante transformação cultural promoverá o desenvolvimento da inteligência corporativa, que será possível apenas para aqueles que estiverem acompanhando, e estudando, os movimentos do mercado e dos hábitos de consumo.

Selo Inovativa


Acreditamos que o futuro será criado com as ideias que semearmos hoje.

A Olhar180° é pioneira em outsourcing para P&D, ou seja, na terceirização e prestação de serviços que promovam a pesquisa e o desenvolvimento corporativo. Para empresas que não contam com uma área de P&D, oferecemos uma dinâmica proativa na identificação de novas oportunidades em produtos, serviços e negócios, e para empresas que já contam com um P&D, atuamos na performance, agregando design e novas ideias. Acreditamos que o futuro será criado com as ideias que semearmos hoje. 

Cordialmente,

Olhar180°

INOVAÇÃO, DESIGN E NEGÓCIOS

Conheça o edital de inovação 2018

Em 7 de maio, SENAI, SESI e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram o Edital de Inovação para a Indústria 2018, que vai investir até R$ 55 milhões para o desenvolvimento de projetos em empresas industriais de todos os portes, incluindo startups de base tecnológica.

Olhar 180º na Inovativa

Confira o calendário dos ciclos de avaliação da edição 2018:

Selo Inovativa

Inovar é fundamental para a competitividade da indústria brasileira. O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa que valoriza essa prática, financiando o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores.


Empresas de qualquer porte podem inscrever nas cinco categorias do Edital. No total, R$ 55 milhões em aportes serão disponibilizados por meio da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria.


Edital de inovação para a indústria.
Suas ideias nas mãos certas.

A  Olhar180° oferece apoio às indústrias que desejam se beneficiar desta oportunidade.

Informações:

contato@olhar180.com.br


Cordialmente,

Olhar180°

INOVAÇÃO, DESIGN E NEGÓCIOS

Mit IDE Inclusive Innovation Challenge

A IIC premia os empreendedores globais com mais de um milhão de dólares em quatro categorias que representam integralmente os tipos de soluções necessárias para reinventar o futuro do trabalho.

Olhar 180º na Inovativa

O MIT QUER APRENDER COM O ECOSSISTEMA BRASILEIRO

Para Andrew McAfee, diretor executivo do Inclusive Innovation Challenge do MIT, mercado brasileiro é grande, dinâmico e capaz de ensinar.

Com inscrições abertas desde a última quinta-feira, 15 de março, as startups têm até o dia 1 de maio para participar do processo, que conta com quatro diferentes categorias: inclusão financeira; crescimento de renda e criação de trabalho; desenvolvimento de habilidades e reposicionamento na era digital; e acesso à tecnologia.

Participam da semifinal 12 empresas latino-americanas. As quatro vencedoras recebem um prêmio de US$ 20 mil cada, e as outras oito companhias também são premiadas, com US$ 5 mil. A grande final acontece no final de 2018, no MIT, em Cambridge, onde quatro empresas serão premiadas com US$ 250 mil dólares cada.

A Data limite para se increver na IIC América Latina é dia 1 de maio de 2018.

Maiores informações: www.mitinclusiveinnovation.com

Cultura da Inovação e a Indústria

A visão que tem alcançado novos patamares em um mercado frágil, mas em recuperação.

Olhar 180º na Inovativa

Elencar a Cultura da Inovação como forma de se sobressair no competitivo mercado industrial tem sido não apenas uma saída, e sim uma solução para diversas empresas do mundo todo, criando casos de sucesso e que acabam de certa forma até revelando para onde a humanidade se encaminha, com novas tecnologias que facilitam a nossa vida e agregando inovação e facilidade ao nosso dia-a-dia. 

 Casos como a implementação do DFE, ou Design For Enviroment, iniciado pela multinacional americana Whirlpool, que criou uma ferramenta para traçar o perfil ambiental de produtos não só em sua produção, mas sim em todo o seu ciclo de vida programado, para que possa ser possível desenvolver motores e componentes com menor pegada ecológica, reduzindo produção de CO2, propagação de substâncias nocivas e de conservação de recursos. 

 A Natura, indústria de produtos cosméticos, também transformou completamente a visão de que a indústria cosmética tinha uma pegada muito forte na natureza, por serem produtos normalmente produzidos com uma química muito pesada. Em seus comerciais e produtos se vê e se percebe a grande preocupação que a indústria tem com o meio-ambiente, preocupação esta que foi traduzida em produtos altamente sustentáveis e processos de produção de menor pegada ecológica, inovações que geraram uma percepção completamente diferente em seus futuros clientes. 

 Ter a inovação como proposta, visão e mais importante, como pilar da empresa é fundamental, pois o próprio mercado está se adequando e perdendo o medo de apostar no “novo”. Há tempos que o padrão “quadrado” de funcionamento de empresas tem sido deixado de lado aos poucos, caminhando para um futuro voltado completamente para a inovação como peça-chave para o crescimento e a excelência. 

 A Olhar180º tem a Cultura da Inovação como seu principal pilar e proposta de valor, buscando multiplicar esta visão com seus clientes e parceiros, para que todos alcancem este crescimento inovador de forma mútua, gerando visibilidade, crescimento e qualificação nos diversos mercados em que atua. 

Olhar180° na Feira Ambiente 2017

Edição de 2017 do evento reuniu expositores do segmento de bens de consumo do mundo inteiro em Frankfurt, na Alemanha.

Olhar 180º na Inovativa

Estivemos presentes na Ambiente 2017, uma das maiores plataformas de bens de consumo internacional, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de fevereiro em Frankfurt na Alemanha. Entre os destaques que marcaram este grande evento, a estratégia de lançamento, e exposição de produtos, da alemã WMF e a possiblidade de uma visão global de negócios no segmento.

Mantendo seu posicionamento único, a marca WMF se destacou em mais uma edição deste evento, iniciando sua participação com um grande coquetel. Ao som de uma banda envolvente, a empresa apresentou sua linha em um estande composto por volumes suspensos, iluminados e sonorizados, que destacaram as diversas linhas em seus segmentos de atuação, com produtos muito bem expostos em bancadas variadas, nas quais, em certos pontos, haviam profissionais elaborando degustações voltadas aos compradores e visitantes. 



Selo Inovativa

Uma gigante do segmento, após a fusão das marcas WMF, Silit e Kaiser em um único grupo, o WMF Group, que manteve o posicionamento individual de branding, mas de forma relacionada para o consumidor final. Também chamou a atenção suas ações focadas e precisas no ponto de venda, a partir de embalagens projetadas para o segmento de presentes finos, compondo conjuntos sofisticados com um mix variado, em número e estilo. A estratégia contou ainda com um catálogo próprio para lojistas, com opções de expositores, orientação quanto a correta segmentação e melhor combinação da linha no pdv. 

A exposição foi organizada a partir de 3 grandes áreas: Living, Giving e Dining, que envolveram empresas sedeadas no mundo inteiro e permitiram uma visão global do mercado de bens de consumo, expandindo os horizontes de negócios e a percepção de oportunidades para quem esteve presente. Ficou claro que, o mercado mundial é um só e bastam iniciativas qualificadas para que possamos ampliar o número de negócios, entre empresas brasileiras e estrangeiras, seja prestando serviços, comercializando produtos ou intercambiando know-how, com o objetivo de crescer e compartilhar.

Olhar180° se conecta com investidores e grandes empresas no Demoday InovAtiva

Evento reuniu 117 startups de todo país e 111 executivos e investidores em São Paulo

Olhar 180º na Inovativa

 A startup Olhar180°, do Rio Grande do Sul participou na última segunda-feira (5/12) do Demoday InovAtiva, a maior banca de startups do Brasil, realizado em São Paulo. Depois de quatro meses de capacitação e mentorias, o evento marcou o encerramento da última edição do programa Inovativa Brasil e teve a participação de 111 investidores e executivos de grandes empresas assistindo as bancas de pitch com outras 116 startups, que se apresentaram junto com a Olhar180°. O Demoday foi realizado dentro da programação da 5ª Conferência Nacional da Anjos do Brasil.

A Olhar180° atua com outsourcing em pesquisa e desenvolvimento industrial (P&D), e busca ampliar sua atuação através de projetos com grandes empresas e da formação de uma rede de parceiros de negócios (Finder’s Fee).              

Selo Inovativa

A preparação para o Demoday InovAtiva iniciou no sábado e domingo no Bootcamp Final na Escola de Negócios do Sebrae. Durante dois dias a Olhar180° recebeu capacitação e o apoio dos mentores para preparar sua apresentação para uma banca de investidores. O Programa superou as expectativas da Olhar180°, permitindo a modelagem do negócio para um novo patamar de crescimento e oportunizando o contato com excelentes profissionais de mercado, como, por exemplo, o Consultor Rodrigo Lage Carneiro, da Consultoria Falconi, nosso mentor ao longo do processo de aceleração, que afirmou:  

A Olhar180°, não somente desenvolve, mas prospecta e vende, focando no compromisso com o sucesso dos projetos desenvolvidos."

  Para o Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, as startups que chegaram até o Demoday são vencedoras e finalistas do maior programa de aceleração de startups do Brasil. “Concluir o ciclo de aceleração do Inovativa Brasil mostra que a startup tem maturidade e potencial para conquistar mercados, além disso, elas contam com uma série de benefícios para continuar acelerando seus negócios”. O InovAtiva, que é realizado pelo MDIC e pelo SEBRAE com execução da Fundação CERTI, completa com esse Demoday a aceleração de 418 startups em quatro anos de existência.

O crescimento e a qualidade do InovAtiva têm chamado a atenção de vários segmentos e atraído cada vez mais investidores, como Thiago Terra Ramalho, da Lotus Venture Investments. O executivo destaca a capilaridade do programa como fundamental para revelar importantes iniciativas, conseguindo alcançar empreendedores do interior brasileiro. “Olhamos oportunidades de investimentos que ainda não estão na mira dos grandes investidores”, explica.

Cordialmente,
Olhar180°
INOVAÇÃO, DESIGN E NEGÓCIOS

Continuidade em projetos de inovação

Olhar180°, Consultoria em inovação

 Qualquer empresa pode investir em inovação, independente do porte, segmento ou tecnologia, o fundamental é a definição claro dos objetivos a serem alcançados e o desenvolvimento da estratégia a ser implementada. No âmbito da estratégia, considerar a inovação como um processo contínuo, tem sido o segredo do sucesso de muitas marcas que se tornaram referência, como, por exemplo, a 3M, Natura e a alemã WMF.

Grande parte das empresas, e mesmo programas de incentivo governamental, adotam políticas de investimentos pontuais em inovação, o que resulta em um “despertar” para seus potenciais benefícios, mas de longe favorecem o fortalecimento da cultura empresarial criativa e tecnológica. O desenvolvimento da cultura nacional em inovação deve ser o propósito de qualquer investimento nesta área.

Investimentos realizados com esta premissa, resultarão em frutos que transcendem os benefícios de curto e médio prazos, abrindo os horizontes para uma nova visão cultural de investimentos, novos modelos de negócios e, principalmente, produtos e serviços superiores em nosso dia a dia.

A Olhar180° tem como missão idealizar, desenvolver e implementar projetos estratégicos, com ênfase no design de produtos e na abertura de novos mercados, através da gestão continuada dos processos de inovação nas empresas atendidas por nossa equipe. Com pesquisas continuadas em tendências e novas tecnologias, criamos e desenvolvemos produtos e serviços com custos menores, margens de lucros maiores e, principalmente, que atendem às necessidades e superam as expectativas de nossos consumidores e clientes.

Cordialmente,
Olhar180°
INOVAÇÃO, DESIGN E NEGÓCIOS

Olhar180°, Consultoria em inovação